14/05/2020 às 18:27 Fotografia

Fotografias premiadas, Concursos Fotográficos, porque participar? Vale a pena?

415
3min de leitura

Como eu participo de concursos fotográficos desde que iniciei na fotografia, e hoje tenho algumas fotos premiadas, eu me sinto confortável em falar sobre isso!

Participar de competições é colocar o próprio trabalho à prova para receber julgamento, seja ele bom ou ruim. Nem todo mundo que é bom participa de concursos, nem todos que participam de concursos tem um trabalho melhor, nem todo profissional (ou amador) que participa é premiado, e nem todo premiado significa que tem o trabalho melhor do que outro colega, e eu acho bem importante dizer isso. Sujeitar-se a participar de concursos é muito mais do que querer ser superior aos outros colegas de profissão.

Quando decidi participar, foi para ser mais crítica com o meu trabalho, para perceber a minha própria evolução dentro da fotografia. Levando em conta que quem julga esses trabalhos são profissionais extremamente capacitados e referências pra mim, pois já conquistaram no mercado um espaço que almejo. Participar de comunidades e associações de fotografia, permite um alcance gigante do trabalho, e quando se tem uma foto premiada o alcance é ainda maior, já que algumas associações têm reconhecimento internacional.

Acredito que fotografar é uma forma de mostrar como vemos o mundo, ter originalidade na composição, ter a sensibilidade de registrar um momento, e entrar em uma competição é uma forma de expandir essa visão de mundo. Acredito que uma boa foto é aquela que conta uma história, uma boa história, aquela que entendemos ao olhar, sem necessidade de um texto explicativo. E isso os concursos proporcionam, já que eles analisam como está a capacidade, a técnica, se tem um diferencial no trabalho, na sua maneira de contar a história alheia.

Se vale a pena? Ora, tudo vale a pena quando se tem um propósito. Se você quer participar só pra ter “selos e destaques” realmente não vale a pena, já que algumas comunidades têm um custo na associação. Mas o mais importante é saber o que vai fazer com eles, e onde se quer chegar! Algumas competições premiam com dinheiro, equipamentos, cursos, exposições, outras apenas com destaque nas suas plataformas on-line, o que já é uma grande divulgação gratuita do trabalho. Mas cuidado, é importante saber onde está colocando as suas fotografias!

Hoje participo de quatro comunidades de fotógrafos, sendo três delas internacionais, e uma nacional, e tenho dez fotos premiadas por elas; a Inspiration Photographers, a Lifestyle Photographers, a Amarelos e a FPJA, nesta última, tenho membresia recente e não participei de nenhum concurso ainda. Além dessas há centenas de outras, mas essas são as que  conheço e participo. Morando em Chapecó,  no Oeste de Santa Catarina, aqui sou uma das poucas fotógrafas que participam dessas competições, tendo a honra de hoje ser uma das mais premiadas da região.  Abaixo desse artigo tem um vídeo onde explico como funciona as associações e as competições, então se você quer saber mais, sugiro assisti-lo. Se tiver mais alguma dúvida referente ao assunto, pode deixar abaixo, nos comentários, vai ser um prazer responder!

Um abraço,

Glaucia.

14 Mai 2020

Fotografias premiadas, Concursos Fotográficos, porque participar? Vale a pena?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

amarelos associaçõesfotograficas competições comunidadedefotografos comunidadesfotograficas concursosfotograficos fotografamaispremiadadoeoestedesantacatarina fotografapremiada fotografia fotografiapremiada fotografoamador fotografoprofissional fpja inspirationphotographers juradosdefoto lifestyle lifestylephotographers mercadofotografico oestecatainense premiodefotografia referenciasfotograficas

Quem viu também curtiu

17 de Mai de 2019

5 lugares para fotografar em Chapecó

14 de Set de 2017

O que acontece por traz da lambuzeira no ensaio Smash The Cake?

30 de Out de 2017

Fotografia Lifestyle, afinal o que é isso?

Olá, que bom ver você aqui! Precisa de ajuda? Sinta-se a vontade pra me chamar no whats!
Logo do Whatsapp