Imagem capa - Fotografias premiadas, Concursos Fotográficos, porque participar? Vale a pena? por Glaucia da Costa
Fotografia

Fotografias premiadas, Concursos Fotográficos, porque participar? Vale a pena?

Como eu participo de concursos fotográficos desde que iniciei na fotografia, e hoje tenho algumas fotos premiadas, eu me sinto confortável em falar sobre isso!

Participar de competições é colocar o próprio trabalho à prova para receber julgamento, seja ele bom ou ruim. Nem todo mundo que é bom participa de concursos, nem todos que participam de concursos tem um trabalho melhor, nem todo profissional (ou amador) que participa é premiado, e nem todo premiado significa que tem o trabalho melhor do que outro colega, e eu acho bem importante dizer isso. Sujeitar-se a participar de concursos é muito mais do que querer ser superior aos outros colegas de profissão.

Quando decidi participar, foi para ser mais crítica com o meu trabalho, para perceber a minha própria evolução dentro da fotografia. Levando em conta que quem julga esses trabalhos são profissionais extremamente capacitados e referências pra mim, pois já conquistaram no mercado um espaço que almejo. Participar de comunidades e associações de fotografia, permite um alcance gigante do trabalho, e quando se tem uma foto premiada o alcance é ainda maior, já que algumas associações têm reconhecimento internacional.


Acredito que fotografar é uma forma de mostrar como vemos o mundo, ter originalidade na composição, ter a sensibilidade de registrar um momento, e entrar em uma competição é uma forma de expandir essa visão de mundo. Acredito que uma boa foto é aquela que conta uma história, uma boa história, aquela que entendemos ao olhar, sem necessidade de um texto explicativo. E isso os concursos proporcionam, já que eles analisam como está a capacidade, a técnica, se tem um diferencial no trabalho, na sua maneira de contar a história alheia.

Se vale a pena? Ora, tudo vale a pena quando se tem um propósito. Se você quer participar só pra ter “selos e destaques” realmente não vale a pena, já que algumas comunidades têm um custo na associação. Mas o mais importante é saber o que vai fazer com eles, e onde se quer chegar! Algumas competições premiam com dinheiro, equipamentos, cursos, exposições, outras apenas com destaque nas suas plataformas on-line, o que já é uma grande divulgação gratuita do trabalho. Mas cuidado, é importante saber onde está colocando as suas fotografias!


Hoje participo de quatro comunidades de fotógrafos, sendo três delas internacionais, e uma nacional, e tenho dez fotos premiadas por elas; a Inspiration Photographers, a Lifestyle Photographers, a Amarelos e a FPJA, nesta última, tenho membresia recente e não participei de nenhum concurso ainda. Além dessas há centenas de outras, mas essas são as que  conheço e participo. Morando em Chapecó,  no Oeste de Santa Catarina, aqui sou uma das poucas fotógrafas que participam dessas competições, tendo a honra de hoje ser uma das mais premiadas da região.  Abaixo desse artigo tem um vídeo onde explico como funciona as associações e as competições, então se você quer saber mais, sugiro assisti-lo. Se tiver mais alguma dúvida referente ao assunto, pode deixar abaixo, nos comentários, vai ser um prazer responder!

Um abraço,

Glaucia.